A Briskcom Business Technology é uma empresa fundada em 2003 e é referência em soluções de tecnologia de informação via satélite. A empresa atende diversos setores como varejo, educação, construção, mineração, indústria, energia e utilities. Graças ao uso de uma tecnologia de ponta, que integra canais via satélite, circuitos terrestres dedicados e sistemas de redundância de altíssima disponibilidade e monitoramento, está preparada para atuar em todo o território nacional, fornecendo soluções, equipamentos e serviços aos seus clientes.
Antes da inserção da Simão Dias, a Briskcom já estava preparada no ponto de vista de estrutura financeira, pois contratou serviços de consultoria onde este trabalho foi desenvolvido. Contudo, sempre acreditamos que toda empresa é viva e suas necessidades de informação alteram conforme a mudança da conjuntura. Apenas estando presentes no dia-a-dia da empresa que conseguiremos perceber estas mudanças. Então estar próximo faz parte da rotina de nosso trabalho.
Diante destas mudanças, criamos novas divisões gerenciais para a Briskcom, para que os seus resultados fossem segregados conforme o perfil do negócio e de seu cliente. Estas novas divisões demandaram o desenvolvimento de novo plano de contas e controles gerenciais: controles de Receitas, Custos e Despesas, Demonstrativo de Resultado de Exercício e Demonstrativo de Fluxo de Caixa. A segregação dos resultados trouxe maior lucidez aos números da empresa o que possibilita melhores tomadas de decisão.
Uma das ferramentas que implementamos na Briskcom foi também o Plano Financeiro. Acreditamos que o cerne gestão de um negócio é saber aonde você quer chegar e ter os controles necessários para acompanhar se estamos atingindo nossos objetivos. Ou seja, PREVISTO x REALIZADO. Os controles gerenciais que aprimoramos nos fornece o cenário REALIZADO. Já o Previsto é fornecido pelo Plano Financeiro.
Este Plano Financeiro traz em números o que se espera para o ano seguinte. Sendo assim, neste trabalho foi estimado as Receitas, Custos e Despesas, Investimentos e Distribuição de Resultado em um grau de detalhe adequado à necessidade de informação da empresa. O Plano Financeiro é desenvolvido, geralmente, no último trimestre do ano com as projeções para o ano seguinte. Ele é atualizado trimestralmente para sempre estar coerente com a realidade operacional da Briskcom.
Para o trabalho estar completo, a Simão Dias valida todos os números da Briskcom para que os controles gerenciais sejam corretamente alimentados e demonstrem as informações necessárias. Mensalmente nós reunimos com as pessoas chaves e reportamos todos os números. Explicamos os desvios e sempre damos sugestões de ações para a empresa maximizar os seus resultados.
O fato de estarmos próximos nos ajuda, e muito, a sugerir decisões que possam gerar valor para a empresa. Isto não foi diferente com a Briskcom. Esta proximidade nos fez perceber oportunidades de sugerir mudanças tributárias que cortariam custos de forma licita. Este trabalho de planejamento tributário exigiu que todas as matrizes necessárias fossem analisadas: all tax, all parties e all costs. Estas mudanças trouxeram uma economia tributária significativa e que contribuiu para aumentar o valor da empresa.
Não obstante, além da perspectiva gerencial, também aprofundamos significativamente na parte contábil. Em nossa opinião, as informações presentes nas Demonstrações Financeiras da empresa não forneciam o disclousure necessário para que o analista compreendesse as informações. Para isso nós reestruturamos o Plano de Contas, inserimos informações que anteriormente não estavam presentes nos Demonstrativos e implementamos uma política contábil que aproximou a contabilidade do plano gerencial.
Acreditamos que o grau de parceria que desenvolvemos com a Briskcom nos ajuda a executar a nossa missão que é aumentar o valor de nossos clientes, estando presentes na gestão do negócio e fornecendo informações que melhorem as suas decisões.
Deixe um comentário